Etnologia
Destaques

 

   GRANDE ÁREA DE CONCENTRAÇAO

 

Etnologia, Antropologia e História social.

 

ÁREA DE RECORTE

 

História indígena do tempo presente; história oral; comunidades indígenas e questões de gênero; mulheres indígenas; Demandas das mulheres na região sul e sudeste do Pará; história e antropologia e as construções gênero.

 

ÁREA ESPECÍFICA

 

Comunidades indígenas do sul e sudeste paraense; transformações e alterações dos diversos espaços territoriais, sociais e culturais na macrorregião de Marabá; relações de gênero nas comunidades indígenas.

 

PESQUISAS EM ANDAMENTO

 

1.      Pesquisa concentrada em trabalhos de campo para observações e análise documental da Associação Indígena Kàkàrekre, buscando conceitos teóricos e metodológicos que nos permitam construir um conhecimento rico em detalhes sobre o cotidiano daquela comunidade. E dando ênfase as relações de gênero entre os Mebêngôkre Xikrin do Djudjê-kô, abordando os comportamentos e papéis do masculino e do feminino nos dias de vigência do convênio com a Vale.

 

2.      Pesquisa que visa a seleção de material de campo e documental através dos relatórios de saúde da Funasa e de Vieira Filho, para dar prosseguimento as pesquisas com recorte de gênero, buscando melhor conhecer a saúde das mulheres indígenas da região, especialmente em relação a gravidez e puerpério, inserindo aqui a saúde dos recém nascidos até que se completem os 1.000 dias (conforme sugestão da Organização Mundial de Saúde, sobre a necessidade de maior atenção nessa fase da vida da criança).

 

3.      Pesquisa que visa compreender os processos de etnogênese vivenciados pelos indígenas Jê e Tupi ligados à FUNAI de Marabá, a partir dos comportamentos políticos, sociais e culturais, o que nos conduz a necessidade de novos olhares às fontes documentais, e ainda, observações mais específicas de campo, para assim produzir amplo conhecimento atualizado sobre os comportamentos políticos, sociais e culturais dessas comunidades.

 

 

A revista o Penta edição comemorativa dos trinta anos da FCCM, tem como objetivo a divulgação do nome de nossa cidade,seus valores,sua tradição, suas linguagens,bens culturais,materiais e imatereriais, suas surpreendentes descobertas científicas-arqueologicas, espeleológicas, botânicas, zoológicas e entomológicas Clique aqui.

 

   Rico em informações, imagens e historias marcantes o livro balsa de buriti narra em detalhes a expedição fluvial que marcou o aniversario de 100 anos de Marabá em 2013.O lançamento do livro aconteceu na noite de 28/04/2015.

 

 

 

 
Depois de muitas dificuldades para transportar a carga de buriti, da cidade de Goiatins (TO)...
 Clique aqui.
 

A revista do patrimônio arqueológico de Marabá, temo como objetivo preservar e resgatar o patrimônio historico e arqueólogico da regiao preservando a memória e a identidade de um povo para gerações futuras.       .  Clique aqui.

 

Mais da Fundação

Institucional
Publicações
Agenda
Museu
Download
Arquivo Histórico
Arquivo Fotográfico
Pinacoteca
Escola de Música
Biblioteca

Relacionamento

 /@casadaculturademaraba

 

Contato

fccmadm@gmail.com
Fone:(94) 3322-2315